terça-feira, 21 de julho de 2009

Algumas diferenças entre IDE e SATA

O leitor do blog João Carlos levantou uma dúvida, e resolvi fazer uma postagem sobre os dois padrões de HD mais utilizados ultimamente: IDE e SATA. A diferença entre eles é, além da velocidade, sua forma de transmissão de dados.

IDE (Integrated Drive Electronics): também conhecido como PATA (Parallel Advanced Technology Attachment). Os HD´s IDE possuem velocidade de até 133MB/s. Os mais conhecidos são: ATA-33 (33 MB/s), ATA-66 (66 MB/s), ATA-100 (100 MB/s), ATA-133 (133 MB/s). Utilizam um cabo flat IDE paralelo de 40 ou 80 vias.

Cabo flat IDE 80 vias

Alguns cabos permitem a ligação de dois HD´s, que é o limite para cada porta IDE da placa-mãe. Neste caso os HD´s deverão ser configurados para Master ou Slave (vide explicação na postagem seguinte). Este padrão é utilizado também pelos drives de CD e DVD atuais. O conector que fica na parte traseira do HD tem 40 pinos.

Conector IDE

O conector de alimentação é o padrão Molex de 4 pinos: 1 pino para 5 volts (vermelho), 1 pino para 12 volts (amarelo) e 2 pinos para terra (preto).

Conector de alimentação do padrão IDE

Alguns modelos possuem um buffer de até 8MB, o que permite uma melhora de performance do HD.

SATA (Serial Advanced Technology Attachment): possuem velocidade de transmissão de 150 MB/s ou 1.5 Gb/s (conhecidos como SATA I ou SATA-150) e 300 MB/s ou 3Gb/s (conhecidos como SATA II ou SATA-300). Utilizam um cabo Serial ATA que possui somente 7 vias (2 vias para transmissão, 2 vias para recepção e 3 vias para aterramento). Sua menor espessura permite que ocorra uma melhor ventilação e melhor circulação de ar na parte interna no gabinete. Só é permitida a ligação de 1 HD por porta.

Cabo de comunicação SATA

O conector de alimentação tem 15 pinos. Cada tensão é fornecida por 3 pinos ligados lado-a-lado: 3 pinos para 5 volts, 3 pinos para 12 volts, 3 pinos para 3.3 volts, 5 pinos para o terra e 1 pino para staggered spinup (nova funcionalidade dos HD´s mais modernos). Alguns HD´s SATA ainda possuem o mesmo conector Molex de 4 pinos do padrão IDE, porém neste caso não existe ligação para a tensão de 3.3 volts. Sem esta voltagem, a funcionalidade hot plugging fica desabilitada no HD.


Conector de alimentação do padrão SATA

Se a sua fonte de alimentação do gabinete não possuir o conector acima, as ligações devem ser feitas através de um adaptador Molex – SATA:

Adaptador Molex-SATA

Os modelos SATA possuem memória buffer que varia de 2MB até 32MB, o que representa uma significativa melhora de performance do HD.

A próxima postagem será sobre instalação física do HD.

Até lá!!

Bjs,

Andy

6 comentários:

  1. Gostei muito do artigo, tirou minhas dúvidas quanto aos conectores do drive dvd rw, quase todos usam 40 pinos, valeu !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ailton!
      Fico feliz em ter ajudado.
      Bjs,
      Andy

      Excluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy