quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Que tal uma "faxina" no seu HD? (Parte 2)

Continuando a postagem do mês passado, vamos aprender uma maneira prática de liberar espaço no HD. Primeiramente devemos apagar os arquivos temporários. O que são esses arquivos? São arquivos que alguns programas (como o Internet Explorer, Microsoft Word, por exemplo) utilizam para agilizar seu funcionamento, e que deveriam ser deletados assim que o programa fosse fechado. Só que algumas vezes isso não acontece!! E o arquivo fica lá, só ocupando espaço no seu HD, sem nenhuma necessidade. Geralmente são arquivos com extensão .tmp e/ou iniciados pelo caracter ~.


Para apagá-los, devemos ir em Iniciar - Configurações - Painel de Controle - Opções da Internet.


Agora clique em Excluir arquivos. Selecione a caixa Excluir todo o conteúdo offline e clique em OK. Depois clique em Excluir cookies, em seguida OK.

Se você quiser checar, basta abrir o Windows Explorer e navegar até a pasta:

C:\Documents and Settings\{usuario}
\Configurações locais\Temp

Onde {usuario}
é o nome do usuário com que você inicia o Windows. A unidade pode variar, ou seja, ao invés de C:, pode ser D:, etc. vai depender da configuração do seu micro. Se esta pasta não existir, é sinal de que sua configuração não é padrão ou o sistema operacional é diferente (estou me guiando pela configuração do Windows XP). Neste caso você poderá inserir o seguinte comando no prompt do DOS:

set temp

Este comando te informará exatamente qual é a pasta de arquivos temporários.

Se houver algum arquivo nesta pasta, feche todos os aplicativos e delete-os sem problemas. Não se esqueça de apagar a lixeira no final, ok?

Após este procedimento, vamos utilizar um aplicativo do próprio Windows. Para acessá-lo vá em Iniciar – Programas – Acessórios – Ferramentas de sistema e clique em Limpeza de disco. Selecione a unidade desejada e clique em OK. O aplicativo irá examinar e calcular o espaço que pode ser liberado. Aguarde a finalização do programa.

Neste ponto outra dica é desinstalar os programas que não utilizamos mais. Para isto vá em Iniciar – Configurações – Painel de Controle e clique em Adicionar ou remover programas.


Nesta tela aparecerá uma listagem com todos os programas que você possui atualmente instalado em seu computador. Verifique quais deles não são mais utilizados, clique nele e em seguida Remover. Note que em alguns programas é necessário reinicializar o micro após a desinstalação. Neste caso você deverá retornar ao Painel de Controle e repetir o processo para cada software que queira desinstalar.

Por último vamos fazer a tal desfragmentação do disco (vide Parte 1). Para isto vá em Iniciar – Programas – Acessórios – Ferramentas de sistema e clique em Desfragmentador de disco. Selecione a unidade desejada e clique em Desfragmentar. Vá tomar um cafezinho e aguarde a finalização do programa... costuma demorar!!

Outro procedimento simples, mas que só depende de você, meu amigo, é deletar arquivos antigos do seu HD. Sim, aqueles arquivos caquéticos que nunca mais serão usados na sua vida!! Por exemplo, aqueles milhões de arquivos .pps com figurinhas bonitinhas, coloridas, cor-de-rosa, com musiquinhas e borboletas que suas amigas te enviam (para as garotas) ou então aquelas fotos da Playboy de mulheres que hoje em dia já são até vovós (para os rapazes). Só servem pra "inchar" o seu HD, coitado... Você só precisa de um pouco de tempo e paciência pra se livrar deles de uma vez. :-)

Pra finalizar, gostaria de registrar que existem inúmeros programas que também fazem uma boa faxina no seu HD assim como também no registro do Windows (como o CCleaner ou o RegCleaner, por exemplo), que podem ser baixados em vários sites, como em http://superdownloads.uol.com.br/ . As dicas que postei são as maneiras mais simples que encontrei de liberar espaço no seu HD e agilizar seu sistema operacional.

Cuidem bem do seu micro. Boa faxina!!

Bjs!

Andy