terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Dados seguros no celular

Tema difícil esse hein... aliás como tudo que diz respeito à segurança. Se você tem um smartphone, certamente você tem muitos dados seus registrados nele certo? E como você os protege?  Existem várias formas. Vou comentar apenas uma delas, que diz respeito à caixa de e-mail. Assim que comprei o meu fiquei num dilema só: deixo meu ID e senha gravados, ou digito a senha toda vez que for ler meus e-mails? A primeira opção achei insegura, a segunda, desagradável. Ainda mais as minhas senhas, cheias de letras, números, %$¨&#@§... etc. Não sosseguei até encontrar uma solução melhor.

Bem, no meu caso eu uso o GMail e fiz o seguinte: criei uma conta secundária de e-mail e uma regra que direciona uma cópia de todas as mensagens da minha conta principal para ela.  Esta conta secundária é só uma "sombra" da principal, não tenho nada registrado nela, e não haveria problema algum se por furto ou outro motivo qualquer alguém levasse meu celular com estas informações. Facilmente eu removeria o encaminhamento e pronto.

Para isto, criei uma conta de e-mail exclusiva para meu celular (por exemplo, fulana.celular@gmail.com). Nesta gerei uma senha mais fácil... Acessei minha conta principal (por exemplo, fulana@gmail.com), entrei em "Configurações do Google Mail", opção "Encaminhamento e POP/IMAP". Cliquei em "Adicionar um endereço de encaminhamento" e nele digitei a conta  fulana.celular@gmail.com, cliquei em Próxima e uma mensagem apareceu informando que um código de confirmação foi enviado para que esta conta autorize o encaminhamento. Ao abrir a conta fulana.celular@gmail.com, você deve clicar no link, para que a configuração seja finalizada. Voltando a tela de configuração da conta principal, basta ir novamente em "Encaminhamento e POP/IMAP", clicar em "Encaminhar uma cópia de e-mail de entrada para", selecionar a conta fulana.celular@gmail.com, e selecionar "manter uma cópia do GMail na caixa de entrada". Por último clicar em "Salvar alterações". E finalmente configurei os dados da conta secundária no meu smartphone, salvando ID e senha. Prontinho!! Com isso eu fiquei com uma conta principal e uma conta secundária, que nada mais é do que uma conta com um direcionamento de mensagens. Sei que dá um pouco de trabalho, mas isso você só faz uma vez, depois não precisa mais se preocupar. No início as mensagens demoravam um pouco a aparecer na conta secundária. Atualmente aparecem quase simultaneamente nas duas contas.

Espero que gostem da dica.
Bjs,

Andy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy