quarta-feira, 21 de março de 2012

Wake on Lan

Este recurso é antigo, mas esses dias, conversando com um amigo meu na hora do almoço, me veio a pergunta: como é que funciona isso exatamente? Fui pesquisar!!

Wake on lan (ou WOL) é um recurso existente nas placas de rede (atualmente em quase todas, ou todas...) que permite que o micro seja ligado remotamente.  Em outras palavras, o micro está lá desligado, na dele, e você resolve ligá-lo sem precisar ir até o seu local e apertar o botão "power on" do gabinete. Muito útil para administradores de rede e setor de suporte. Imagina ter que fazer uma atualização em diversos micros simultaneamente, e ter que ir até cada um deles para ligá-los? Muito trabalho não?

sexta-feira, 16 de março de 2012

Habilitar o ping no Windows Server 2008

Diversas vezes por dia preciso fazer acesso remoto nos servidores no meu trabalho. Daí a primeira coisa que faço é: vou ver se ele está no ar. Então dou o famoso comando "ping nome-do-servidor". Quando responde: Ok, fico feliz! Quando não, tenho que trilhar caminhos tortuosos até saber o que está acontecendo... Procuro problemas aqui e acolá, perco um tempo danado, até perceber que era apenas um ICMP desabilitado... lamentável!!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Cuidados com o Facebook

Quem diria. Até pouco tempo atrás não cogitava a ideia de criar uma conta no Facebook.  O Orkut me bastava. Hoje em dia nem sei mais usar o Orkut direito...

Na minha opinião o Facebook é uma das redes sociais mais completas (até que surja uma mais nova, vamos combinar né?!).  Ela nos envolve com seu dinamismo,  novidades, etc etc etc.  Tenho acesso rápido a familiares de outros estados do Brasil, a amigos próximos e amigos muuuuuuuuuuuuito distantes. Na minha lista eu tenho amigos de infância, amigos de escola, da época do ensino fundamental (para muitos, 1º grau... aff!!), amigos da faculdade, amigos do trabalho, amigos da rua, amigos que passaram como um raio na minha vida............ enfim, tá todo mundo lá!!