segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Um pouco de senso

Procurei a palavra "senso" no dicionário , e encontrei: "particularidade ou característica de sensato; em que há prudência; tendência ou hábito para julgar; capacidade de entender ou avaliar; entendimento ou juízo".

Nos dias de hoje - época de bits viajando cada vez mais rápido pela grande rede - ser sensato está cada vez mais raro.  Entenda por ser sensato na rede = pensar e analisar antes de escrever uma mensagem e enviar. Deve-se perguntar a si mesmo: devo enviar? por que enviar? quem irá ler? isso ofenderá alguém? é isso mesmo o que eu penso e quero dizer? ou estou seguindo a onda da maioria?

Histório de localização do Google

Você pode não saber, mas o seu roteiro de idas e vindas pode estar sendo "logado" a todo momento através do seu celular. Será?

Trata-se do "Serviços de Localização". Ele é disponibilizado como opção de configuração em celulares Android e iOS. Láááá trás, quando você configurou o seu celular pela primeira vez, ele te perguntou se você queria disponibilizar suas informações de localização ao Google. Certamente você concordou, certo? E não procurou saber do que se tratava - eu me incluo nessa... Pois esta configuração passa despercebida por milhares de pessoas, que simplesmente a habilitam e não se preocupam em verificar o que ela realmente faz. A princípio muitos vão achar normal. Afinal de contas, que problema há, não é mesmo? Mas ao se deparar com o mapa detalhado, minuto a minuto, dia a dia... é de assustar. O serviço na verdade é muito útil quando se trata de facilidades. Quem não gostaria de saber onde ficam os restaurantes mais próximos naquele momento em que você mais precisa, num clique, simples assim? Ou o posto de gasolina?  Ou o posto médico? É realmente muito prático. Mas tudo tem o seu preço.